terça-feira, 20 de julho de 2010

Doando Órgãos






Ações de educação e conscientização da sociedade desenvolvida pela ADOTE.
Projeto: "Uma lição de Vida: Doação de Órgãos na Sala de Aula"
O fantástico desenvolvimento da tecnologia médica, em especial nos últimos quarenta anos, trouxe como resultado o aumento na esperança de vida o que, por sua vez, influenciou o crescimento demográfico com reflexos em vários outros aspectos sociais e econômicos e tem tido uma repercussão importante na prevalência de doenças crônica-degenerativas, muitas delas sem outra alternativa de tratamento que não seja um transplante de órgão ou de tecido.
O transplante têm o objetivo em alguns casos (coração, fígado, pulmão e medula óssea) de salvar vidas, pois é a única alternativa, mas em todas as situações oferece a possibilidade de uma vida com melhor qualidade do que outros tratamentos.
É possível imaginar, por exemplo, que nesse momento alguém esteja vendo esta página graças a um transplante de córneas.
O transplante de rim, outro exemplo, retira a pessoa do martírio da diálise, que interfere profundamente em sua vida emocional e produtiva, com a vantagem de um custo financeiro e social relativamente menor, enquanto os transplantes de pâncreas, ou de rim/pâncreas combinado, podem salvar os pacientes diabéticos da insuficiência renal e da cegueira. Acrescente-se a isso os benefícios agregados com o fim da constante injeção de insulina e do rígido e estressante controle da dieta alimentar.
O transplante é, portanto, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. É, sem dúvida, um procedimento médico com enormes perspectivas, porém impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de, depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas.
A conscientização da sociedade deve ser iniciada nas escolas, o centro ideal de formação integral dos jovens, incluindo o exercício da cidadania. Neste sentido, a incorporação dessa temática nos conteúdos curriculares dos diversos níveis de ensino é determinante para se lograr uma atitude crítica que permita o debate e a análise dos avanços científicos que influenciam a nossa saúde e determinam o rumo da nossa existência. Afinal de contas, os estudantes de hoje são os futuros médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, biólogos, engenheiros, pesquisadores, técnicos de laboratórios, cidadãos, governantes e potenciais doadores e receptores de órgãos, beneficiários da admirável tecnologia dos transplantes. Apresenta-se aqui o projeto "UMA
LIÇÃO DE VIDA - doação de órgãos na sala de aula" com os seguintes objetivos:
1 - Fornecer material de referência para os professores planejarem o desenvolvimento do tema com alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Espera-se que os professores e alunos ampliem os seus conhecimentos nos seguintes tópicos:
2 - Encorajar a discussão do tema na escola e na família, inclusive sobre a consideração de se tornarem ou não doadores de órgãos e tecidos, respeitando os aspectos culturais e religiosos de cada um.
3 - Apresentar propostas de atividades de classe e extra-classe (feiras de ciência, p. ex.) e uma amostra de trabalhos já desenvolvidos por alunos.
A ADOTE se compromete, dentro de suas possibilidades, a sempre participar das atividades, se assim for a programação da escola
Como ajudar na manutenção da ADOTE.
A ADOTE não recebe verbas públicas de qualquer natureza. É mantida pelas contribuições de associados e colaboração de entidades como a Associação Comercial de Pelotas, que disponibiliza uma sala sem qualquer custo e a Magic Web Design que desenvolveu e mantém este site a um custo quase simbólico.
A ADOTE procura por empresas e/ou pessoas que queiram colaborar de qualquer maneira possível com este site, ou com a instituição, na
sua missão de promover a doação de órgãos para preservar e melhorar a vida.
Rua Sete de Setembro, 274, 7o andar, sala 05 Pelotas - RS CEP 96015-300 Fone/Fax: (53) 3222-9010 Celular: (53) 9982-1420 adote@adote.org.br
Av. Nilo Peçanha, 50 Grupo 2701 - Centro Rio de Janeiro, RJ CEP 20020-100 Tel: (21) 2240-1895 (21) 8101 4873-->rj.adote@gmail.com
Rua Bahia 46, Cuiabá - MT CPA II CEP 78055-540 Fone/Fax: (65) 3626-2230 Celular: (65) 8122-2123 adote-mt@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário