segunda-feira, 5 de julho de 2010

Casa Herbalife

Herbalife Brasil
Quando o fundador da Herbalife, Mark Hughes, visitou a entidade Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no Rio de Janeiro, em 1998, ele não teve dúvidas. Percebeu a necessidade de contribuir para a continuidade daquele trabalho social que atendia crianças e adolescentes em situação de risco social. A partir daí, a Herbalife Family Foundation (HFF), com sede nos Estados Unidos, decidiu apoiar a manutenção de um dos abrigos administrados pela Casa do Menor, em Nova Iguaçu (RJ). A instituição, que atende crianças de 0 a 7 anos, passou a ser chamada de Casa Herbalife.
Em 2005, a Herbalife Brasil percebeu que mais do que manter o abrigo, era necessário garantir melhor qualidade de atendimento às crianças da Casa. Diante da complexidade existente nesse tipo de instituição, a empresa decidiu focar suas ações de investimento social na nutrição.
No ano seguinte, com recursos da HFF, a Casa Herbalife do Rio passou por uma reforma e ganhou novos equipamentos para a cozinha. Com o apoio do IDIS, foram capacitados 22 educadores sociais da Casa do Menor São Miguel Arcanjo. Os profissionais receberam noções básicas de nutrição, higiene pessoal, higiene do ambiente, manipulação de alimentos, e foram sensibilizados sobre o importante papel que desempenham na educação nutricional das crianças.
Hoje, existem três Casas Herbalife no Brasil, uma em Nova Iguaçu (RJ), outra em Santos (SP) e a terceira em Fortaleza (CE). No mundo, o modelo da Casa Herbalife criado no Brasil foi multiplicado em outros 29 abrigos, e ficou conhecido como Programa Casa Herbalife.
“Nosso negócio está direcionado à nutrição. Temos produtos orientados aos adultos no Brasil. Definimos que nosso papel em relação às crianças é a educação em nutrição”, diz Eneida Bini, vice-presidente sênior e diretora geral da Herbalife Brasil. “Queremos contribuir para que as crianças sejam saudáveis hoje e no futuro”, afirma. Felipe Brito, gerente de projetos do IDIS, avalia: “além de estar alinhado ao negócio da empresa, o foco do investimento social da Herbalife Brasil é pertinente à situação do país”.
Panorama da nutrição
No Brasil, uma pesquisa realizada em 1989 pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN) comprovou que 31% das crianças menores de cinco anos estão desnutridas, sendo que 26% deles têm desnutrição leve e 5% moderada ou grave.
Desde 1999, quando foi aprovada a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) , a desnutrição diminuiu de forma significativa em todo o país e a fome deixou de ser o grande problema de saúde pública na área da nutrição. Em 2002, das crianças na faixa etária inferior a cinco anos, 7% eram afetadas por desnutrição crônica.
Atualmente, a obesidade preocupa mais do que a desnutrição, de acordo com estudo divulgado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2007. Dados oficiais apontam que aproximadamente 40% dos adultos no País estão acima do peso considerado ideal.
Origem dos recursos
A Herbalife Brasil não tem um braço social, seja ele um instituto ou uma fundação empresarial. Por isso, todos os recursos arrecadados para as Casas Herbalife são depositados diretamente nas contas das organizações da sociedade civil que administram os abrigos. Segundo Eliana Molina, gerente sênior de Recursos Humanos e Administração da Herbalife Brasil, lideranças que trabalham nas organizações apoiadas pela Herbalife são também treinadas em como apresentar projetos e fazer seu orçamento. “Assim, fortalecemos essas organizações e, ao mesmo tempo, temos a certeza de que os recursos doados estão sendo utilizados de maneira coerente”, diz Molina.
Desde 1998, 800 mil dólares foram investidos no projeto no Brasil. Desse montante, 600 mil dólares foram doados pela HFF e 200 mil dólares foram arrecadados localmente, por meio de ações de Marketing Relacionado a Causas e leilões. Eneida Bini afirma que, desde 2006, o projeto brasileiro é auto-sustentável, sendo desenvolvido com recursos arrecadados exclusivamente no país.
A principal fonte de recursos vem da rede de 150 mil distribuidores com os quais a Herbalife trabalha no Brasil. Um dos pontos fortes do Programa é justamente o envolvimento dos distribuidores. Segundo Eneida Bini, a empresa divulga as ações em eventos corporativos e via comunicação interna. “Nossos distribuidores se sentem engajados com a causa”, conclui. O resultado é eles compram braceletes, bótons e camisetas da marca Programa Casa Herbalife, e o lucro líquido resultante da venda desses produtos é revertido aos projetos apoiados pela empresa.
No final do ano passado, um leilão beneficente foi também fonte importante de arrecadação de fundos. Como resultado, 40 mil dólares foram revertidos para a manutenção da infra-estrutura da Casa Herbalife no Rio de Janeiro, e os outros 23 mil dólares foram investidos na construção de uma cozinha industrial que atende cinco abrigos na cidade de Fortaleza. Em dezembro de 2007, a Herbalife realiza novo leilão. Com os recursos arrecadados, a empresa pretende dar seqüência ao treinamento de educadores em nutrição em Fortaleza, no Rio e em Santos.

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